A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença em crescimento tanto no nosso país como no mundo, principalmente em mulheres jovens, uma parcela considerável também possui distúrbios psiquiátricos como depressão e/ ou ansiedade entre outros.
É uma desregulação do eixo intestino cérebro que cursa com sensibilidade aumentada dos órgãos e disbiose intestinal (alteração da microbiota) que resulta em dor abdominal recorrente e alteração do hábito intestinal e se manifesta como diarréia, constipação ou a alternância dos dois.
É importante observar que é considerada uma doença de exclusão, ou seja, depois que demais doenças que cursam com sintomas parecidos forem excluídas.
Cursa com dor abdominal relacionada à evacuação, distensão abdominal, gases, fadiga, sensação de esvaziamento incompleto do ânus, com alteração da forma fecal (podendo ser ressacada ou diarreica com ou sem presença de muco).
O tratamento da Síndrome do Intestino Irritável é realizado através da dieta (identificação dos alimentos causadores), farmacológicos, probióticos e também é interessante associar à psicoterapia e / ou hipnoterapia para um melhor controle da doença.
Se houver perda de peso, alteração recente do hábito intestinal ou das fezes, fezes com presença de sangue, anemia e/ou dificuldade para engolir deve-se retornar ao seu gastroenterologista de confiança imediatamente.