A doença do refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago.
Os alimentos são mastigados pela boca e seguem pela faringe, esôfago e são armazenados no estômago e entre os dois últimos existe uma válvula que abre para passagem de comida e fecha para impedir o refluxo dos mesmos acompanhado de líquido gástrico.
Como esse líquido é extremamente ácido, quando a válvula não consegue conter e o conteúdo do estômago entra em contato com a superfície do esôfago que não está pronta para receber algo tão agressivo, acaba machucando a parede do esôfago.
Além da incompetência da válvula, a hérnia de hiato também é uma causa presente de refluxo gastro esofágico.
Os sintomas mais comuns são:
– Azia e/ ou queimação no estômago, que pode chegar na garganta;
– Regurgitação
– Dor torácica intensa
– Tosse seca;
– Doenças pulmonares de repetição
Fatores de risco:
– Obesidade
– Refeições copiosas e deitar-se em seguida
– Ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.
Diagnóstico:
O diagnóstico é clínico, baseados nos sintomas do paciente. A endoscopia e a pHmetria podem ser aliados para estabelecer o diagnóstico.
Tratamento:
Pode ser clínico ou cirúrgico.
O tratamento clínico é baseado em medicações que diminuem a produção de ácido pelo estômago e melhora da motilidade do esôfago e evitar os fatores precipitadores com melhora da alimentação.
O tratamento cirúrgico é indicado para hérnia de hiato volumosas, refratariedade ou em alguns casos, dependência da medicação. Pode ser realizada aberta ou por videolaparoscopia.
Recomendações:
– Evitar ingerir alimentos e líquidos ao mesmo tempo, especialmente as alcoólicas que favorecem o retorno do conteúdo gástrico;
– Evite fumar;
– Se estiver acima do peso, o ideal é emagrecer;
– Não use cintos ou roupas apertadas;
– Não se deite logo após as refeições;
Eleve a cabeceira da cama em 5 cm;
– Distribua as refeições em pequenas quantidades por várias refeições;
– Faça refeições mais leves. Sente-se e coma sem pressa, mastigando bem os alimento.
– Não se auto medique! Procure sempre assistência médica para diagnóstico e tratamento adequados! Refluxo gastroesofágico é uma doença séria e pode levar ao câncer de esôfago!