Colangite Biliar Primária

Compartilhe esse post

A Colangite Biliar Primária é a doença mais prevalente em mulheres na meia idade, é uma doença autoimune das vias biliares principalmente dentro do fígado, bloqueando a saída de bile e provocando alterações inflamatórias que podem levar a cirrose.

É mais comum em portadores de outras doenças auto imunes como artrite reumatoide, Síndrome de Sjögren, esclerodermia, entre outras.

A doença é frequentemente assintomática, principalmente no seu início e mostra alterações no exame de fosfatase alcalina e gama GT que são relacionados as vias biliares, podendo ou não ter alterações da TGO ou TGP.

Os sintomas mais frequentes da Colangite Biliar Primária são cansaço, coceira pelo corpo, desconforto abdominal e boca e/ou olhos secos.

Também podem estar presentes os xantelasmas por excesso de colesterol na pele. Os olhos amarelos geralmente aparecem na forma mais tardia da doença. Podemos encontrar anticorpos positivos para a doença no sangue ou não.

O tratamento preconizado é realizado com ácido ursodesoxicólico (usarcol) na dose de 15 mg/kg, sendo o único tratamento com melhora da sobrevida e redução da velocidade de evolução para cirrose.

Deixe um comentario

Confira nossos outros posts

Tenha o atendimento com uma especialista e direto ao ponto

Marque a sua consulta e priorize a sua saúde!

CRM: 172365 - RQE: 85985 859851

Copyright @PortalMidiaOnline © | Todos os direitos reservados