Afinal, como saber se é intolerante a lactose? A intolerância à lactose é a dificuldade de degradar esse tipo de açúcar pela deficiência ou ausência de uma enzima chamada lactase.
Essas alterações enzimáticas podem ser dadas desde o nascimento, entretanto são mais comumente vistas no processo de envelhecimento, mais comum na raça asiática e negra.
É importante notar que a intolerância à lactose é muito diferente da alergia ao leite que é uma reação do nosso sistema imunológico contra o leite, principalmente o de vaca que consequentemente pode afetar o intestino, pele, vias aéreas ou outras áreas do corpo.
Os sintomas mais comuns são distensão abdominal, flatulência, desconforto ou cólicas abdominais e alteração do hábito intestinal e podem aparecer de minutos a horas após ingestão da lactose dependendo do ritmo intestinal. Apesar de desconfortáveis, os sintomas não geram doença.
O diagnóstico sobre como saber se é intolerante a lactose é clínico, porém podemos usar testes sanguíneos e respiratórios para avaliar a presença ou não da intolerância, mas a presença de sintomas durante o teste fala muito a favor do diagnóstico e deve ser observado.
Deve-se lembrar que mesmo intolerante, a pessoa pode ingerir pequenas doses de lactose, inclusive a que está presente em medicações.
O tratamento é a retirada da lactose da dieta ou a ingestão de enzima lactase, hoje a disposição em várias farmácias de diversos laboratórios diferentes. Lembro que a quantidade de enzima tem que ser compatível ao quanto de lactose será ingerida durante a refeição, se não os sintomas retornarão.
Alguma dúvida? Conhece alguém intolerante a lactose? Fala pra mim aqui nos comentários.